09 setembro 2012

As férias




Sabe, menina, este ano só vou uma semanita, aluguei uma casita no Algarve, é mais por causa da minha filha, está a ver o que seria se a miúda não tivesse nada para contar das férias às amigas da escola, as outras miúdas cheias de histórias e a minha sem nada para lembrar, por isso este ano aluguei um apartamentozito perto de Quarteira, mas este ano só dá mesmo para uma semanita.

Eu gosto muito das minhas férias e aproveito para fazer o que não faço durante o resto do ano: sento-me na esplanada da praia a vigiar os mergulhos da miúda - e dos magarefes que já começam a por olho nela – e hidrato-me por dentro, uma duas três minis até ficar saciado. Chega, então, a vez de me hidratar por fora: levanto-me da cadeira de poliuretano da esplanada, deixo a mini e os tremoços, pego na miúda pela mão (às vezes até a ponho aos ombros) e mergulhamos os dois na água cálida deste mar, “oh pai não me atires assim tão alto, oh pai olha que os meus amigos estão todos a olhar para nós, oh pai pára com isso”, mas eu não ligo. Do que a miúda precisa é de uns bons momentos com o pai desde que a mãe ma começou a entregar todos os fins-de-semana de 15 em 15 dias, dizia que eu era violento, que a guerra me tinha pisado uns parafusos, mas verdade verdadinha é que eu não nunca fui do tipo de levantar a mão a uma mulher, posso ter dito umas coisas das quais me arrependo, mas nunca nenhuma das duas levou uma cachaporra daquelas, isso era no tempo dos meus pais quando fugíamos à escola, aí sim era porrada a valer, três dias a mondar o campo, e agora vem-me esta miúda queixar-se dos três mergulhos com que a atiro à água. Duvido que estes miúdos estejam preparados para a vida, com que responsabilidade é que vão tomar conta de nós, dos seus pais, se não sabem nada de nada da vida, é tudo dado por adquirido, até esta semanita de férias aqui neste apartamentozito em Quarteira?

Como é que vou pagar as férias? Isso é só fazer contas, graças a deus que nunca me falhou essa vocação. No meu caso, deixo acumular duas contas de eletricidade e quando receber o aviso de corte vou logo à loja do cidadão e pago em dinheiro vivo. Este ano vou fazer o mesmo com o gás, já tenho gás natural no bairro onde vivo, graças a deus, duas contas acumuladas e a garantia de férias no apartamentozito do Algarve. Não se preocupe menina, eu depois faço horas extraordinárias neste carro onde a conduzo, se for preciso 12, 13, 14 horas por dias. A única coisa certa é que a minha miúda vai ter que o que contar às amigas quando voltar à escola.

1 comentário:

sete e pico disse...

bonita história!!